E nos últimos dias… avivamento ou apostasia?

Estamos vivendo no fim dos tempos e isso é inegável. Mas o que a bíblia diz sobre esse momento? Que o Espírito de Deus iria se derramar, avivando os salvos e convertendo multidões, ou que uma apostasia generalizada tomaria conta da igreja? Será que é “anti-bíblico” orar pedindo o derramar do Espírito Santo “nos últimos dias”? Será que a apostasia está tão generalizada e todas as igrejas estão tão corrompidas, que não devemos mais ir a igreja?

São tantas questões que temos levantado sobre este assunto, que muitas das vezes perdemos o foco de uma conversa sadia e entramos em discussões sérias (que acabam se tornando tolas).

Em Atos 2:17-19 a bíblia nos aponta:

E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo.

Note que neste momento Pedro estava citando o profeta Joel, num período que hoje conhecemos como o início da igreja. Logo podemos entender que o “fim dos tempos” foi iniciado á partir do momento que Cristo ressurge e volta aos céus. Ou seja, nós já estamos vivendo estes “últimos dias” desde os primeiros cristãos. E quantos momentos de avivamento tivemos durante a história da igreja? Azuza, País de Gales, John Wesley e etc.

Porém em 2 Tessalonicenses 2:3, nós lemos:

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.

Durante estes “últimos tempos”, quantos momentos de apostasia nós vivemos? Movimentos gnósticos no mundo antigo, corrompimento da igreja romana, as Cruzadas, Inquisição, escândalos envolvendo a igreja contemporânea e etc.

Estaria a palavra de Deus está errada? Seria uma prova de que a bíblia se contradiz? Não! Estamos vivendo um tempo onde Deus está agindo de uma forma sobrenatural, porém o inferno também está. Cabe a nós decidirmos de que lado queremos ficar: se escolhemos o avivamento ou a apostasia.

Em Crônicas 29:10-11, Ezequias, um dos poucos reis de Judá que escolheu o avivamento ao invés da apostasia, disse:

Agora me tem vindo ao coração, que façamos uma aliança com o SENHOR Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira. Agora, filhos meus, não sejais negligentes; pois o SENHOR vos tem escolhido para
estardes diante dele para o servirdes, e para serdes seus ministros e queimadores de incenso.

Nós somos ministros do Senhor. Assim como os levitas da época, nós temos o livre arbítrio de levar ao altar incenso suave ou fogo estranho. Adorar ao único Deus no seu templo (que somos nós mesmos) ou levantar altares a deuses estranhos.

Show gospel

Em 2 Crônicas 7:14, o Rei Salomão, logo após a inauguração do Templo, diz:

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

O avivamento não vem sem santidade. E a santidade não pode ser alcançada sem a confissão de pecados. Deus quer que nos santifiquemos na presença dEle, só que pra isso precisamos reconhecer nossos erros, nos humilharmos perante Ele, confessando os nossos pecados, e buscarmos a sua face. Um coração arrependido e contrito é o terreno mais fértil para o Espírito Santo operar.

A contagem regressiva já foi iniciada faz tempo, cabe você escolher em que lado quer viver o pouco tempo que lhe resta nessa terra. Independente da “linha teológica” que você escolher, a sua salvação em Cristo não será abalada. Porém se temos a opção de viver intensamente na presença de Deus aqui, aguardando a sua vinda, por que escolheríamos o contrário?

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.Apocalipse 3:13-16

Anúncios
Padrão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s